sábado, 30 de julho de 2011

Dividido, PA será ainda do tamanho de SP

por Moacyr Mondardo (*)

Diante da imensidão que é hoje o Pará, como ficará o novo Pará?

Então é interessante citar alguns dados. Tem um trabalho publicado na revista Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, editada pelo Banco da Amazonia, dos pesquisadores e professores (doutores e uma doutoranda sediados em Belém) Carlos Augusto da Silva Souza, Maria Lucia Bahia Lopes e Elizabeth dos Santos Bentes, que apresenta alguns dados e analisa a redivisão territorial. Foi publicado no final de 2009.
´
O novo Pará ficara com uma área de 245.000 km2, ou 20% do atual estado. Ele manterá 65% da população (4,6 milhões de habitantes) e 60% do PIB do Pará.

Então ele será pequeno? De forma alguma.

Vejamos: São Paulo tem 248.000 km², ou seja, o novo Pará terá quase o tamanho de São Paulo e será maior que os seguintes estados brasileiros: Rondônia, Roraima, Paraná, Acre, Ceará, Amapá, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe.

Ele será pouco populoso? A população remanescente será maior que da Paraíba, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima. AQUI, uma planilha onde compilei dados do Tapajós e outros que peguei da Wikipédia sobre os estados brasileiros para fazer estas comparações.

As dimensões do Pará são colossais. Eu entendo que apenas assim comparando é que nos damos conta do que estamos tratando. Simplesmente de olhar num mapa, com as suas escalas colossais, não nos apercebemos, por exemplo, que Jacareacangá está a 1.154 km de Belém. E o que é isso?

Para termos idéia, na via rodoviária, a viagem São Paulo a Porto Alegre demanda percorrer 1.119 km, passando por dois estados (Paraná e Santa Catarina). E os 1.154 km são a distância na rota aérea. Quantos quilométricos são necessários na via rodoviária? Pesquisei no google maps, ele me informa não ser possível calcular.

Que dá para calcular, dá. Mas que o google maps deu essa resposta, deu. E está AQUI.

- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -

* É auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Já foi comandou o órgão em Santarém.

Publicado no blog do jeso (jesocarneiro.com.br)

Nenhum comentário: