terça-feira, 28 de outubro de 2008

Dividir para progredir!

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008

SÓ A LIBERDADE DE PENSAMENTO E A CONSEQUENTE INDEPENDÊNCIA DE AÇÕES LOCAIS PODERÃO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DE UM POVO

Dividir Para Progredir é o lema das populações excluídas.
É humanamente impossível para qualquer governante administrar, com igualdade, um estado tão imenso territorialmente como o Pará. As conseqüências serão sempre as mesmas: privilégios para a capital e seus arredores, em detrimento das regiões mais distantes como esta. Constituída pelos Municípios de Terra Santa, Faro, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Almeirim e Juruti, esta, região com clima, solo, cultura, costumes e problemas comuns, padece com o isolamento administrativo e o ostracismo político. A sua transformação em Território Federal será a sua redenção, pois, haverá mais facilidade para se ter acesso a recursos financeiros, sob todos os aspectos, bastando para isto, sabermos ouvir os anseios da sociedade e transformá-los em projetos consistentes, bem elaborados tecnicamente e conhecer o caminho das pedras para buscar patrocínio que não falta, tanto no Brasil como no exterior.Para que tudo isto possa acontecer com sucesso, sem muita delonga, é preciso em primeiro lugar, que esta idéia seja amplamente discutida nas escolas, associações, sindicatos, nos bares, nas esquinas e em todos os lugares de cada um destes municípios. Convidamos, portanto, os professores, estudantes, profissionais liberais, comerciantes, industriais, trabalhadores em geral, aposentados e todos os homens e mulheres para que sejam agentes desta mudança. Lembre-se que quem não se manifesta para dizer o que quer, terá que aceitar obrigatoriamente o que lhe dão. Como nada cai do céu, vamos começar a construir um futuro melhor para nossos filhos e netos tomando atitudes. E o objetivo desta comunidade é o de provocar discussões e opiniões favoráveis ou contra. Enquanto isso, já estamos trabalhando na construção de um esboço de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável para a região, o qual será discutido, desdobrado e adaptado a cada realidade local. Deixe o seu recado, seja qual for a sua opinião. Precisamos conhecê-la. Localização dos municípios no mapa:
01- Terra Santa
02- Faro
03- Oriximiná
04- Óbidos
05- Curuá
06- Alenquer
07- Monte Alegre
08- Prainha
09- Almeirim
10- Juruti

Colaboração do site www.dividirparaprogredir2.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

A criação de um novo estado não é exatamente a melhor saída para um país pobre como o nosso. Me espanto quando vejo a recorrência da justificativa de que "um novo estado facilitaria a canalização de novos recursos". Já é por demais notória a triste realidade histórica que assola os estados do norte do Brasil: milhões e milhões de reais destinados aos sofridos caboclos da amazônia vão, invariavelmente, parar nas mãos de políticos corruptos que contam com o ingênuo apoio de um povo desinformado, que se contenta em trocar seu voto por um "terreno" ou por uma "cesta básica". A verdadeira solução, não só para o Pará mas como para qualquer outro estado onde existam grupos separatistas, é a maior participação política e o expurgo dos velhos e perniciosos governantes e legisladores que insistem em desviar a felicidade do povo para seus próprios bolsos.